EDIFÍCIO CRISTAL

.

.

.

.

.

.

EDIFICIO CRISTAL_Ft Alex Ramirez_Mar2021_8347

EDIFICIO CRISTAL_Ft Alex Ramirez_Mar2021_8347

EDIFICIO CRISTAL_Ft Alex Ramirez_Mar2021_8325

EDIFICIO CRISTAL_Ft Alex Ramirez_Mar2021_8325

EDIFICIO CRISTAL_Ft Alex Ramirez_Mar2021_8327

EDIFICIO CRISTAL_Ft Alex Ramirez_Mar2021_8327

EDIFICIO CRISTAL_Ft Alex Ramirez_Mar2021_8347

EDIFICIO CRISTAL_Ft Alex Ramirez_Mar2021_8347

EDIFICIO CRISTAL_Ft Alex Ramirez_Mar2021_8469

EDIFICIO CRISTAL_Ft Alex Ramirez_Mar2021_8469

EDIFICIO CRISTAL_Ft Alex Ramirez_Mar2021_8458

EDIFICIO CRISTAL_Ft Alex Ramirez_Mar2021_8458

EDIFICIO CRISTAL_Ft Alex Ramirez_Abril2021_0653

EDIFICIO CRISTAL_Ft Alex Ramirez_Abril2021_0653

- UM RECORTE DE TODOS NÓS -

Um dia o mundo parou. Permanecer em nossas casas foi um refúgio seguro e demonstração de respeito. Tivemos que evitar o contato social, trabalho, escola, família e amigos. Os efeitos de tais medidas nos modificaram profundamente. A tolerância, solidariedade, paciência foram trabalhadas diariamente. O futuro, incerto. Aos poucos tentamos construir uma nova rotina e organização de nossas vidas.  As janelas, associadas à possibilidade de liberdade, são as mesmas que servem de vitrines para outras vidas. Enquanto buscamos o entendimento dos novos tempos, a retomada da esperança se dá, através das possibilidades do que a nossa retina pode, ou não, ver.

Em 2020 fomos o planeta em que toda a humanidade se viu em confinamento, cada um se relacionando com seu próprio espaço, 24 horas, dia a dia, mês a mês!

Foi assim, com encontros virtuais entre os integrantes da Cia Incomode-te, que nasceu Edifício Cristal, uma instalação artística interativa, automatizada, com material reciclado, para ser vivida de forma presencial, individual e segura. Uma cristaleira que exibe a fragilidade humana e o único cristal que possuímos: nossas vidas.

.

O QUE É:

Um móvel em forma de cristaleira que simula um edifício. São 5 andares e 11 nichos, no qual cada andar apresenta dois nichos cenografados com material reciclado que simulam apartamentos mobiliados. Diferente de uma cristaleira habitual, com louças e objetos de porcelana e cristal, apresentamos 10 lares de personagens fictícios (?) para o espectador vivenciar como voyer, o que nos é mais caro, sob a ótica delicada e frágil, a vida.

Um escritor bem-sucedido financeiramente, solteiro e de renome internacional questionando a verdadeira felicidade ao ouvir a gritaria das crianças que moram no apartamento de baixo. Um zelador, profissão que une moradia e trabalho, demitido em meio à crise e que não sabe o destino de sua vida. Um casal que descobre a fragilidade de sua relação em um convívio forçado de confinamento 24horas por dia. Um homem generoso que, ao longo dos meses, vira um neurótico sociopata.  Uma senhora com ânimo e disposição que atravessa o isolamento sem mudar sua rotina, negando as novas regras sociais. Um homem solitário que só vivia a felicidade através das suas viagens de férias. Esses são alguns dos moradores desse Edifício Cristal. Pequenos recortes das vidas de todos nós.

 

Uma instalação inédita, única e individual, toda automatizada, no qual o público entra em contato com a vida desses condôminos através de suas janelas. Ao chegar na frente da cristaleira, o espectador coloca os fones de ouvido que o projeto oferece ou pluga os seus próprios na espera, escolhe um dos 11 botões (de cada história) para ligar e inicia a sua vivência. De acordo com o botão escolhido, o apartamento correspondente ganha vida. Através da narração em áudio acompanhados de uma trilha especialmente composta pelo premiado Angelo Primon, o espectador vai conhecendo aquele lar, seus moradores e sendo guiado pelo belíssimo projeto luminotécnico, com diversos efeitos automatizados, criado pelo iluminador Ricardo Vivian.

Cada apartamento mobiliado traduz os seus moradores. A decoração, criada a partir de materiais reciclados, selecionados e ressignificados, associado a efeitos de iluminação sensíveis que ajudam o espectador a se envolver no universo desses personagens.

.

“Você é o que pensa, como age o que diz e também o que compra, como mora e onde mora.“

 

Um edifício que reflete o cenário do que se tornou palco das ações dos novos tempos: as casas. Um espaço antes restrito a vida particular e compartilhado de forma seletiva com um grupo determinado hoje é exposto e nos expõem.  Como voyares da vida alheia convidamos os espectadores a conhecerem esses moradores que ocupam cada um dos apartamentos.  O que somos e vivemos está refletido nesse caos ou organização de nossas casas. 

.

Jogando com diversas possibilidades de linguagem, Edifício Cristal é um projeto que reafirma a pluralidade artística da Cia Incomode-te, trazendo ao público uma forma de mostrar, de maneira criativa, os diversos anseios humanos, desta vez, dentro de um processo de muitos meses em um total isolamento social. 

 

.

COMO FUNCIONA:

Coloque os seus fones de ouvido nos plugins disponíveis ou desinfete um dos fones disponíveis e o coloque nos seus ouvidos;

Aperte o botão na porta referente ao número do apartamento que gostaria de acompanhar a história;

Relaxe a aproveite para ouvir a narração e acompanhe os efeitos de iluminação que irão te ajudar a acompanhar o desenrolar da história. E você imaginar e aproveitar seu lado voyeur para observar todos os detalhes daquelas pessoas;

Assim que a locução e a luz pararem, você pode escolher um novo apartamento, apertar o botão correspondente e curtir uma nova história;

A história referente ao corredor encontra-se na lateral esquerda, atrás do apartamento representado por um banheiro. Lembre-se que ao apertar esta história você terá que ir até a lateral esquerda para poder assisti-la;

.

#dicas:

Você pode assistir as histórias de maneira aleatória e de acordo com a sua disponibilidade de tempo; 

O tempo de duração para acompanhar todas as histórias é de 40 minutos.

Teasers

TEASER EDIFÍCIO CRISTAL - APTO 301 – CASAL

TEASER EDIFÍCIO CRISTAL - APTO 501 – ESCRITOR

TEASER EDIFÍCIO CRISTAL - APTO 202 – MÃE E FILHA

TEASER EDIFÍCIO CRISTAL - APTO 302 – DONA ALEGRIA

FICHA TÉCNICA:

IDEALIZAÇÃO: LIANE VENTURELLA

CONCEPÇÃO DE INTERIORES: LIANE VENTURELLA E NELSON DINIZ

TEXTOS: CARLOS RAMIRO, LIANE VENTURELLA E NELSON DINIZ

LOCUÇÕES: CARLOS RAMIRO, LETÍCIA VIEIRA, LIANE VENTURELLA E NELSON DINIZ

CENOTECNICA: MATEUS GRIMM

PROJETO LUMINOTÉCNICO E AUTOMAÇÃO: RICARDO VIVIAN

TRILHA SONORA: ANGELO PRIMON

DESENHO DE SOM: JUAN QUINTÁNS

IDENTIDADE VISUAL: RICARDO PETRY

ASSESSORIA DE IMPRENSA: LÉO SANT´ANNA

PRODUÇÃO ARTÍSTICA: LETÍCIA VIEIRA

PRODUÇÃO: PRIMEIRA FILA PRODUÇÕES

REALIZAÇÃO: CIA INCOMODE-TE