SOBRE

In.Co.Mo.De-Te (Inconformada Companhia de Moda, Design e Teatro)

 

A In.Co.Mo.De-Te existe há dez anos e é formada por um grupo de artistas: atores, diretores, designers, iluminadores, musicistas, que trabalham com diferentes linguagens e juntos montaram um projeto baseados no trabalho do ator. Os aparatos cênicos, os textos, a condução da direção, todos esses elementos são escolhidos de modo a compor uma estética que realce a interpretação, essência da proposta. Outro ponto importante nas montagens do grupo é sua preocupação com questões de sustentabilidade, demonstrada nas pesquisas de materiais de figurino, cenário e adereços.

 

A companhia já montou e produziu quatro espetáculos: O GORDO E O MAGRO VÃO PARA O CÉU (texto de Paul Auster, com direção de Liane Venturella e Nelson Diniz); DENTROFORA (baseado no texto Hide and Seek, também de Paul Auster, dirigido por Carlos Ramiro Fensterseifer); A VIDA DELE (baseado nos textos Blecautes e Fantasmas do Paul Auster) com direção de Ramiro Silveira; e MOVIMENTOS SOBRE RODAS PARADAS (dramaturgia de Nelson Diniz, da companhia, dirigido por Carlos Ramiro Fensterseifer. Os três primeiros espetáculos constituem o projeto Da Mão para a Boca, título homônimo da tradução brasileira que reúne uma biografia e as únicas peças escritas por Paul Auster, nas quais ele faz uma espécie de tributo a Samuel Beckett. Graças ao PRÊMIO FUNARTE MYRIAM MUNIZ 2007, O GORDO E O MAGRO VÃO PARA O CÉU estreou em Porto Alegre em 2008; o FUMPROARTE assegurou a montagem de DENTROFORA em 2009; o PRÊMIO FUNARTE MYRIAM MUNIZ 2013, A VIDA DELE estreando em Porto Alegre em julho de 2014, e MOVIMENTOS SOBRE RODAS PARADAS foi vencedor do PRÊMIO FUNARTE MYRIAM MUNIZ 2015.

 

 

Trajetória e Prêmios

 

O GORDO E O MAGRO VÃO PARA O CÉU recebeu o Prêmio FUNARTE de Teatro Myriam Muniz 2008, tendo 5 indicações ao Prêmio Açorianos de Teatro 2008 (melhor direção para Liane Venturella e Nelson Diniz, melhor ator, para Heinz Limaverde, melhor iluminação, melhor trilha sonora, vencendo a categoria de melhor ator), participou do Palco Giratório SESC POA, Janeiro de Grandes Espetáculos 2009, em Recife, Festival Latino-Americano da Bahia 2010, Porto Alegre em Cena 2010, Caxias em Cena 2010, Feira do Livro de Gravataí 2010, Janeiro das Grandes Comédias de São José do Rio do Preto 2011.  Participou do Palco Giratório Nacional SESC 2011, como repertório da In.Co.Mo.De-Te. Em 2012 participou do Circuito Cultural Paulista da Secretaria Estadual da Cultura do Estado de São Paulo.

 

DENTROFORA foi indicado ao Prêmio Açorianos de Teatro 2009 em 8 categorias (melhor espetáculo, direção, melhor ator, melhor atriz, iluminação, trilha sonora, figurino, cenário, vencendo as categorias de melhor ator e cenário). Vencedor do Prêmio Braskem do Porto Alegre em Cena de Melhor Espetáculo e Melhor Direção 2010 (Carlos Ramiro Fensterseifer). Participou do Palco Giratório SESC POA, Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto 2010, fez temporada em Setembro de 2010 no Itaú Cultural de São Paulo, participou do Porto Alegre em Cena 2010. Selecionado para o Projeto Palco Giratório Nacional SESC 2011, realizando apresentações em Fortaleza, Cuiabá, Recife, Brasília, Vitória, Curitiba, Rio de Janeiro, Manacapuru, Manaus, Porto Velho, Guaramiranga, Sobral, Florianópolis (treze cidades do interior de Santa Catarina) e Londrina. Participou ainda em 2011 da 4° edição do FIAC (Festival de Artes Cênicas da Bahia) e da 4° Semana Ousada de Artes em Florianópolis, organizada pela UDESC e UFSC. Em março de 2012, foi convidado pela FUNARTE a realizar apresentações no Teatro Dulcina dentro do Projeto Mambembão 2012. Participante do Projeto Cena Gaúcha 2012, realizou apresentações em Goiânia e Brasília nos meses de maio e junho. Selecionado para realizar temporada durante o mês de Outubro de 2012 no SESC Consolação, e, em Março de 2014, no Teatro CIT-ECUM, ambos em São Paulo.

A VIDA DELE estreou no dia 26 de julho de 2014 no Theatro São Pedro em Porto Alegre, com 750 espectadores, casa lotada. Fez temporada no Teatro Renascença no mês de agosto. Foi selecionado para a 30 Bienal de Teatro em Campo Grande, X Mostra de Teatro do SESC Passo Fundo.

Em 2015, A VIDA DELE participou do Janeiro Brasileiro da Comédia em São José do Rio Preto, de uma turnê pelos SESCs das cidades do interior do RS: Santa Rosa, Santa Maria, Camaquã e Canoas, e integrou a programação do Palco Giratório SESC Regional, em Porto Alegre. Pelo espetáculo A Vida Dele, Cláudia De Bem, iluminadora da companhia, recebeu o convite para participar como uma das artistas da equipe de Representação Brasileira para a seção dos países e regiões da Quadrienal de Praga: Espaço e Design da Performance de 2015, em junho.

Participamos do IV Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha em Itajaí-SC, em agosto; do 22o. Porto Alegre em Cena – Festival Internacional de Artes Cênicas, em setembro, indicados ao Prêmio Brasken 2015 de melhor espetáculo, melhor direção, melhor ator, melhor atriz e prêmio destaque, ganhador da última categoria pela iluminação do espetáculo; do Pau Brasil – Festival do Teatro Nacional, em outubro, em Ouro Branco.

Em 2016, a parceira entre a In.Co.Mo.De-Te e a Cida Cultural receberam o patrocínio da Petrobrás para fazer uma temporada de seu espetáculo DentroFora em Natal e João Pessoa, além de receber o Prêmio FUNARTE Myriam Muniz 2015 para realizar sua nova montagem: MOVIMENTOS SOBRE RODAS PARADAS. Com o fechamento do Ministério da Cultura em 2015 pelo presidente Temer, a companhia resolveu realizar a produção do espetáculo MOVIMENTOS SOBRE RODAS PARADAS. O espetáculo fez duas temporadas no estacionamento do Teatro de Câmara e recebeu 7 indicações ao Prêmio Açorianos de Teatro 2016 (melhor espetáculo, direção, atriz, figurino, cenografia, dramaturgia e produção. Movimentos fez parte da programação do 24º Porto Alegre em Cena, em setembro de 2017.

PROFISSIONAIS

ÁLVARO ROSACOSTA

Ator, compositor, diretor e cena sonora.

CARLOS RAMIRO FENSTERSEIFER

Ator, diretor, figurinista e produtor.

LIANE VENTURELLA

Atriz, diretora e produtora.

NELSON DINIZ

Ator, dramaturgo e produtor.

FÁBIO CUELLI

Ator e produtor.

© 2015 pela COMPANHIA IN.CO.MO.DE-TE. Orgulhosamente criado por Wix.com

  • w-facebook